XIX Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul

10 a 12 de abril de 2019 em Três de Maio - RS

Palestras Industriais

Palestra Indústria 1:

Case de alto desempenho empresarial

Chair: Dalvan Griebler
  • Quarta, 10/abr/2019 17h30 às 18h00
  • Auditório
  • Slides

Case de um painel de BI em tempo real integrado a solução empresarial InvoiCy, para comportar alto volume de dados trafegados e armazenados na casa de Terabytes. Para suportar essa demanda foi projetada uma arquitetura em Cloud, com a utilização do Google Cloud Platform.

Tiago Rockenbach
Palestrante:

Tiago Rockenbach

Migrate Company

Tiago Rockenbach é graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Três de Maio, pós-graduado em Gestão de TI pela UFRGS. Atualmente é Analista de Sistemas na Migrate Company.

Diego H. Schmidt
Palestrante:

Diego H. Schmidt

Migrate Company

Diego Henrique Schmidt é acadêmico em Sistemas de Informação pela Faculdade Três de Maio. Atualmente é Desenvolvedor na Migrate Company.

Palestra Indústria 2:

IA: Bruxaria ou Tecnologia?

Chair: Dalvan Griebler
  • Quarta, 10/abr/2019 18h00 às 18h30
  • Auditório

Nos últimos anos a Inteligência Artificial vem se tornando uma presença comum em nossas vidas: desde os frustrantes e limitados chatbots até experiências encantadoras que elevam a interação homem-máquina a um nível totalmente novo. "Joga na IA que ela resolve".

Guilherme Friol
Palestrante:

Guilherme Friol

SDC Engenharia

Guilherme Friol é mestre em física, com anos de experiência em ambientes computacionais de alta demanda, virtualização e HPC. Atua como consultor em arquitetura e otimização de sistemas de alto desempenho e responsável pela área de Computação de Alta Performance da SDC. Desenvolveu projetos relevantes junto à grandes instituições de pesquisa e notórios nomes da computação nacional e internacional em machine learning, redes neurais e processamento. Entre os projetos estão: Predição de Inibidores de Protease de Cisteína para Agentes Tripanocidas e Câncer (USP); Simulação de controle de veículo espacial e orientação de órbita (LAC - INPE); Pesquisa sobre plasmas astrofísicos e turbulências espaciais (ITA); Pesquisa em Astrofísica e física molecular (UNIVAP).

Palestra Indústria 3:

ABASE: superou desafios de iniciar pequena

Chair: Odorico Mendizabal
  • Sexta, 12/abr/2019 10h00 às 10h30
  • Auditório

Abase: um case de 30 anos de Mercado. Abase é uma pequena empresa criada há 30 anos, com um proposito de prestar serviços de PD e TI, para empresas e Prefeituras. Os desafios da época eram muitos, não haviam similares. Como pioneira no interior do Estado do RGS, atuando na região noroeste, criou seus próprios produtos. Atuar em dois segmentos, foi uma necessidade e não uma opção estratégica , motivo pelo qual montou duas estruturas, uma para cada nicho de mercado: Público e Privado. Uma de suas estratégias sim foi apostar em RH e profissionais de TI da Região, oriundos da IES da região, valorizando principalmente, os jovens de origem de famílias natas do interior. Criar os produtos para área Pública (prefeituras), foi desafiador, buscamos estabelecer parcerias com os próprios agentes públicos. Superamos os primeiros difíceis 10 anos. E no inicio de 2002, iniciamos um projeto de expansão para aumento de mercado iniciando a concorrência com empresas maiores e com atuação nacional. Sempre atuamos de forma integrada com IES, ações e projetos com foco na TI, motivo pelo qual ainda atuamos em dois segmentos. Crescemos sempre de forma segura, sem exageros, continuamos demandando de bons profissionais, que além da capacitação técnica, graduação etc., devem possuir outras habilidades também para atuar com os clientes (usuários, pessoas), características que não são fáceis de encontrar na grande maioria dos candidatos. Temos um plano novo de Expansão, onde contempla a criação de novos produtos e migração total dos nossos sistemas para a plataforma WEB, para poder competir a nível nacional.

Ildo Corso
Palestrante:

Ildo Corso

Abase Sistemas e Soluções Ltda

Ildo Corso é Sócio Dir., Administrador, Contador e Mestre em Ciência da Computação. É graduado em Administração e Ciências Contábeis, Msc. em Ciência da Computação -UFSC, foi docente por vários anos na SETREM – Sociedade Educacional Três de Maio, RS. Com atuação nas diversas entidades de Classe onde participou Assespro-RS e Seprorg-RS. Sócio fundador da ABASE Sistemas e Soluções Ltda. e AUTOMASSUL Informatica, com atuação na gestão das empresas, que tem foco em Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Pública e Privada, e comercialização de Soluções em INFRA-TI. A ABASE atua por mais de 30 anos no segmento de Software para Prefeituras Municipais, com atuação no sul do Brasil

Marcos Hendges
Palestrante:

Marcos Hendges

Abase Sistemas e Soluções Ltda

Marcos Hendges é Gerente Comercial da Abase Sistemas à 18 anos e atua com a gestão de Prefeituras e Câmaras de Vereadores. Está na área de processamento de dados desde 1994. É graduado em Sistemas de Informação pela SETREM, Sociedade Educacional Três de Maio.

Organização

Realização

Instituições colaboradoras

Apoio e Patrocínio

Diamante
Ouro
Prata
Bronze
TOP